domingo, 22 de outubro de 2017

PROPOSTA DE REDAÇÃO PARA O ENEM 2017, de 22/10/2017.

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PROPOSTA DE REDAÇÃO PREPARATÓRIA PARA O ENEM-2017
Prof.Sérgio Luiz de Mello-22/10/2017

CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR E ENEM POLI SABER- IBIÚNA-SP

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da Língua Portuguesa sobre o tema: "A Educação no combate às formas de preconceito e intolerância no Brasil", apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.
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INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
  • O rascunho da redação dever feito no espaço apropriado.
  • O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria , em até 30 linhas.
  • A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
  • tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada "texto insuficiente".
  • fugir do tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
  • apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
  • apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
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TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I
Fonte:http://www.diarioonline.com.br/noticias/para/noticia-384876-.html


TEXTO II
"As profundas contradições que marcam a sociedade brasileira indicam a existência de graves violações destes direitos em consequência da exclusão social, econômica, política e cultural que promovem a pobreza, as desigualdades, as discriminações, os autoritarismos, enfim, as múltiplas formas de violências contra a pessoa humana. Estas contradições também se fazem presentes no ambiente educacional (escolas, instituições de educação superior e outros espaços educativos). Cabe aos sistemas de ensino, gestores/as, professores/as e demais profissionais da educação, em todos os níveis e modalidades, envidar esforços para reverter essa situação construída historicamente. Em suma, estas contradições precisam ser reconhecidas, exigindo o compromisso dos vários agentes públicos e da sociedade com a realização"

Fonte: diretrizes_curriculares_nacionais_para_educacao_basica_diversidade_e_inclusao_2013.pdf,
em http://portal.mec.gov.br/index.php?

TEXTO III

"Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrerÉ preciso saber viver..."


Música: É preciso saber viver- Titãs, em https://www.letras.mus.br/titas/48967/


TEXTO IV

"Há muito esta Folha defende que se esgotou o tempo para teorias inócuas, experimentação sem propósito e condescendência pedagógica no ensino público.
Com o Brasil amargando sucessivos desempenhos vexatórios em leitura, ciências e matemática na prova internacional Pisa, parece evidente que a educação nacional estacionou num patamar muito baixo de qualidade.
Um passo necessário se dá agora com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Pelo menos o ensino fundamental, do primeiro ao nono ano, contará em breve com um conjunto definido de objetivos de aprendizado; em mais alguns meses, será a vez do ensino médio..."

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2017/04/1877733-a-base-do-ensino.shtml#_=_









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